Games atuais: Cópias uns dos outros

Games atuais: Cópias uns dos outros
fevereiro 18 17:24 2015 Imprima este artigo

Um coisa que sabemos atualmente é que se um game faz sucesso, outros títulos lançados futuramente tendem a copiar diversas características do mesmo. O que faz com que os novos games sejam apenas uma mescla de jogos anteriores, fazendo o mercado ficar saturado de títulos parecidos e dificilmente surge algo novo e diferente.

Antigamente isso também acontecia, porém tínhamos aberturas e sempre surgiam novidades. Quem ai lembra de quando viu pela primeira vez títulos como Super Mario, Sonic, Crash, Need for Speed, God of War, GTA, Resident Evil 4, Tomb Raider, Silent Hill? Todos este games apesar de também terem suas inspirações, traziam algo de inovador, seja na jogabilidade, gráficos ou na diversão.

 

Atualmente no mercado temos games como The Last of US, Assassins Creed, Call of Duty, Battlefield, Uncharted, GTA, LOL, Batman Arkham, títulos de Zumbi em geral, dentre diversos outros que ditam o mercado. Mesmo não sendo os primeiros do gênero, o mercado tenta seguir esta receita, mudando os inimigos, as armas, a historia e os locais. Um exemplo recente é o The Order 1866, que ao olharmos com mais detalhes podemos ver diversas semelhanças com os títulos Resident Evil 4, Gears of War e The Last of Us.

“Nada se cria, tudo se copia”

Se vamos escolher jogos de mundo aberto por exemplo, muitos títulos buscam inspiração em GTA, ser for um jogo de ação com tiro, podemos ver muitos elementos de Resident Evil 4, Battlefield, Call of Duty e Gears of War. Não que isso seja algo ruim, mas se a industria só se referencia nisso, com certeza você verá um mercado saturado.

Ver novas ideias surgirem está muito difícil atualmente. O mercado tenta ser o mais perfeito possível se baseando no que esta dando certo, mas acaba apenas se limitando a um caminho só.

E vocês, o que acham? Existe espaço para inovação no mundo dos games? Cite um exemplo de um jogo que te surpreendeu. Ou o jeito é partir para o Board Game igual o Rubinho está fazendo?

Ler mais artigos

Sobre o Autor

Leofreitas
Leofreitas

E ai pessoal, meu nome é Leonardo e sou formado em Design Gráfico, atualmente trabalho como Motion Designer. Sou apaixonado por games desde que joguei pela primeira vez em um Mega Drive a muito muito tempo. Sou também o fundador e um dos responsáveis pelo o Blog Destroyer Games.

Ler mais artigos

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar um conversa.

Adicionar um comentário

Your data will be safe! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.