Conheça Zombicide – O Board Game que é capaz de te tirar do vídeo game

Conheça Zombicide – O Board Game que é capaz de te tirar do vídeo game
fevereiro 16 16:18 2015 Imprima este artigo

Hoje venho falar de Board Games.

Quem não sabe, Board Game são jogos de tabuleiro. Tipo Banco Imobiliário, Jogo da Vida e etc. Mas não iremos falar desse tipo de Board Game. Vamos falar de um tipo que as pessoas apelidaram como “Board Game Moderno”.

A principal diferença entre o moderno e o clássico é o fato de que nesses antigos, o jogo te joga, não é você que joga o jogo. Você simplesmente jogava um dado, caia em uma casa, e nesta casa tinha as instruções que você deveria fazer. Existem até alguns jogos que te deixam tomar decisões, mas são decisões fáceis e simples, ou decisões óbvias.

“Devo comprar esse lote?”
“Devo ganhar R$ 1.000,00 ou apostar pra tentar ganhar R$ 2.000,00?”

Fora que quase tudo era decidido com a sua sorte no dado. Em “War” por exemplo, você poderia fazer ótimas estratégias, mas se você não tivesse sorte nos dados, nenhuma estratégia serviria de nada. Quem nunca precisou batalhar 1 exercito vs 1 exercito em um momento decisivo e tirou “1” no dado?

Já esses jogos modernos, apesar de alguns terem o fator sorte, você tem mais liberdade para fazer as suas decisões.

Por isso vamos falar de Zombicide, um ótimo Board Game para iniciar pessoas neste Hobby. Além de fácil, ele é cooperativo, ou seja: Ou todos ganham, ou todos perdem. Não vai ter aquela pessoa que não vai querer jogar por medo de não entender nada e perder fácil.

O jogo é vendido aqui no Brasil, todo em português pela Galápagos Jogos, e no momento está fora de estoque, graças as grandes vendas. Mas fique tranquilo, logo ele volta em estoque.

Que bonito…

Esqueça peões, e casinhas. Zombicide é lindo, com miniaturas, cartas com ótimo designer, carros e um cenário que você não vai cansar de ver. E com certeza vai chamar atenção de quem estiver perto.

Você não vai enjoar…

O mais cativante é a diversão ilimitada que ele pode te dar. Só no manual, o jogo vem com 10 missões diferentes, com mapas diferentes, objetivos diferentes, dificuldade diferente e nenhuma partida será igual a outra. E você ainda poderá encontrar centenas de novas missões pela internet. Além de ter a liberdade de criar as suas próprias missões.

O jogo é tenso e te prende. Quanto mais zumbis você matar, mais zumbis vão aparecer para te encurralar. Fora que com duas mordidas, você já era.

Fácil de entender…

A mecânica do game é bem simples e intuitiva:

– Você tem duas armas: um pé de cabra e uma moto serra. Qual é mais forte? Claro que a moto serra.

Não é só vantagem visual, armas melhores te trazem vantagens melhores. Com uma moto serra, você pode matar até 5 Zumbis de uma vez, além de jogar 5 dados. Te dando uma probabilidade maior de matar. Já com o pé de cabra, você pode matar 1 zumbi por turno, e jogar apenas um dado.

The Walking Dead?

A temática é bem legal, e tenta ser o mais realista possível. Você pode por exemplo pesquisar em cômodos para vê se achar alguma arma ou equipamento melhor, dirigir carros abandonados na rua, arrebentar portas, troca armas entre os personagens, criar um coquetel-molotov, fazer barulho para atrair zumbis e etc.

Diversão pra você, família e amigos…

Todo mundo vai querer jogar, todo mundo vai se divertir. Até aqueles que não jogam vídeo game. Fora o fato, de que jogos de tabuleiro unem mais as pessoas, não fica só aquela “coisa” virtual.

Quer ver uma partida tutorial?

Fiz uma partida Tutorial de Zombicide no nosso canal, se quiserem conferir, segue abaixo:
(Também irei fazer em breve, uma gameplay com uma galera reunida. E vocês verão o que é diversão de verdade.)

Existem as expansões do jogo. Mas isso é assunto para outro dia.

  Article "tagged" as:
  Categories:
Ler mais artigos

Sobre o Autor

Rubens Duarte
Rubens Duarte

Rubinho: Cristão, casado, assistente administrativo e cursando o oitavo semestre de Administração de Empresas. Escreve em blogs de games desde 2009, quando era proprietário do "falecido" Gamer Mix Brasil. Para ele não existe um estilo de jogo favorito, tudo é jogável, menos Minecraft. (zuera)

Ler mais artigos

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar um conversa.

Adicionar um comentário

Your data will be safe! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.