Nintendo 125 anos – Diversão acima de tudo (até dos gráficos)

Nintendo 125 anos – Diversão acima de tudo (até dos gráficos)
setembro 23 16:41 2014 Imprima este artigo

Sabemos que até a geração do Game Cube, a Nintendo investiu muito bem em Hardware buscando os melhores gráficos.

Mas foi com o Nintendo Wii que a Nintendo provou que diversão é superior a gráficos, usando controles com sensores de movimento e com os gráficos muito inferiores ao Xbox 360 e o Playstation 3, o Wii foi o Campeão da 7ª geração com mais de 100 milhões de unidades vendidas, enquanto os concorrentes não chegaram aos 90 milhões.

Não eram só os gráficos que defasavam o console. O Nintendo Wii nunca viu a cor de um GTA, Battlefield, e vários outros jogos AAA de empresas terceiras. O máximo que faziam era uma versão diferente do game, caso de Dead Space Extraction, Resident Evil Umbrella Chronicles e vários outros games, que apesar de bons, não davam a mesma experiencia que os donos do Xbox 360 e PS3 tinham.

Apesar dos inconvenientes, o console da Nintendo proporcionava uma grande diversão em grupo com New Super Mario Bros Wii, Wario Ware, Wii Sports, Wii Sports Resort, Mario Party, DK, Boom Blox e Mario Kart. Também proporcionava uma grande diversão com os os exclusivos single player: Zelda, Metroid, Mario Galaxy, No More Heroes (depois lançado para PS3), Puch Out, entre outros. E apesar de versões bem inferiores aos dos concorrentes, o console da Nintendo ainda tinha Call of Duty e PES que divertiam da mesma maneira.

Com a oitava geração a Nintendo não quis mudar a estratégia, e não investiu em gráficos. Apesar do Nintendo Wii U alcançar resoluções em HD, ele possui um hardware inferior ao Xbox One e Playstation 4.
A Nintendo resolveu investir novamente em novidades, nesse caso: Um controle com uma tela sensível a toque. Porém esse não teve o mesmo impacto que os controles com sensores de movimentos lançados em 2006.

Para piorar, as thirds estão ignorando completamente o Nintendo Wii U, e o problema não é o hardware, pois as empresas lançam versões para Xbox 360 e PS3 e excluem o Wii U. A EA não pretende lançar nada, a Ubisoft já deixou claro que o Watch_Dogs será o último game adulto a ser lançado no Wii U e até o FIFA 15 ficou de fora. Tudo indica que o problema é pela falta de interesse da maioria dos usuários da Nintendo nesse tipo de game. As vendas desses games em outros consoles são monstruosamente maiores.
Tudo parece ruim pro Wii U, mas não é. As comunidades da Nintendo pela internet são imensas, e aguardam o mesmo ciclo de jogos que acompanham a empresa desde do inicio: Zelda, Mario, Metroid, DK, que trazem uma diversão inexplicável. Vai dizer que não conhece alguém que comprou um Wii U só por causa do Mario Kart 8?

A verdade é que o Nintendo Wii U será o console de muita gente ainda, talvez não o primeiro console, mas pelo menos o segundo. Tudo em pró da diversão.

E para você, qual é mais importante? Diversão ou gráficos?

  Categories:
Ler mais artigos

Sobre o Autor

Rubens Duarte
Rubens Duarte

Rubinho: Cristão, casado, assistente administrativo e cursando o oitavo semestre de Administração de Empresas. Escreve em blogs de games desde 2009, quando era proprietário do "falecido" Gamer Mix Brasil. Para ele não existe um estilo de jogo favorito, tudo é jogável, menos Minecraft. (zuera)

Ler mais artigos

Ainda não há comentários!

Você pode ser o único a iniciar um conversa.

Adicionar um comentário

Your data will be safe! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.