Top 10 – Jogos do atari

Top 10 – Jogos do atari
agosto 05 15:45 2014 Imprima este artigo

Fizemos uma lista com muito carinho do nosso TOP 10 jogos do Atari, não esquece de comentar se você concorda ou descorda da lista.

10. Frostbite

Frostbite

Lançado em 1983 pela Activision, neste jogo de gênero “arcade” seu objetivo é pular nos blocos de gelo que atravessam um rio no Ártico para construir um iglu e se proteger do frio antes que a temperatura chegue a 0 oC, enquanto desvia de pássaros, caranguejos e até um urso polar.

9. Pac-Man

Pac-Man

Lançado em 1980 pela Namco nos fliperamas e convertido para o Atari em 1982, pela Atari, este é o maior sucesso de vendas do Atari, totalizando 7 milhões de cópias. Este jogo revolucionou os fliperamas da época, que eram basicamente apenas variações de PONG e shmups, e definiu o estilo “arcade”. Perseguido por fantasmas através de um labirinto cheio de biscoitos wafers a serem comidos, Pac-Man tornou-se o personagem de jogos eletrônicos mais reconhecido no mundo e mantém este título até hoje.

8. Space Invaders

Space Invaders

O clássico dos clássicos dos shmups. Originalmente lançado em 1978 nos fliperamas pela Taito, a versão do Atari, lançada em 1980 pela Atari, foi não somente a primeira conversão oficial de um jogo de fliperama como tornou-se o primeiro “killer app” (jogos que impulsionam fortemente a venda de um aparelho) da história. Sinceramente, não gosto de jogo. Acho que porque comecei com o Master System, e nunca achei graça nesse, mais é muito, muito famoso.

7. Adventure

Adventure

Lançado em 1979 pela Atari, foi o primeiro jogo do tipo “quest” para console. Com muita criatividade, seu programador superou muitas limitações técnicas do Atari e conseguiu algo que era considerado impossível por muitos. Neste jogo você tem a missão de encontrar o cálice e trazê-lo para o castelo dourado, passando por labirintos e tomando muito cuidado com os dragões. Outra peculiaridade do game, é ser o primeiro jogo a ter um “easter egg”, onde é possível ver o nome do programador, coisa que era proibida pela Atari. Era tão bom quanto um Xadrez para colocar o cérebro para trabalhar.

6. Kung Fu Master

Kung Fu Master

Lançado em 1987 pela Activion, este beat-em-up é na realidade uma excelente conversão de um sucesso dos fliperamas lançado originalmente pela Irem em 1984, que inspirou grandes sucessos do gênero tais como Double Dragon, Final Fight e Streets of Rage. A versão do Atari, mesmo com som e gráficos bem mais simples e um botão a menos, não deve em nada em termos de jogabilidade e diversão. Pioneiro do agora bastidíssimo esquema “ sequestraram minha namorada então eu tenho que sair batendo em todo mundo para resgatá-la”, neste jogo você tem que subir os 5 andares da torre, enfrentado um bando de soldados capengas e um chefão a cada andar.

5. Keystone Kapers

Keystones Kapers

Lançado pela Activision (sim!!! Activision!) em 1983, neste jogo de plataforma você é um policial tentando capturar um ladrão dentro de uma loja de departamentos antes que ele consiga fugir pelo telhado. O policial é atrapalhado por todo tipo de objetos: de carrinhos de supermercado desgovernados a descontrolados aviões de controle remoto. A jogabilidade é bem simples: CORRA! de preferência sem esbarrar nos objetos. O jogo oferece escadas rolantes (nas quais, prezando pelo bom-exemplo, você não pode correr) nas laterais e um elevador no meio do mapa dão um toque de capricho a mais. Muito legal, porém depois de um tempo, começa a ficar enjoativo.

4. Pitfall

Pitfall

Lançado em 1982 pela (adivinhem!!!) Activision, este jogo de plataforma foi um dos mais bem sucedidos para o Atari. Diferente da maioria dos jogos do Atari, possuía um objetivo muito bem definido, que não era “ganhar a maior quantidade de pontos possível até que você perca todas as suas vidas” Nele, seu objetivo era ganhar a maior quantidade de pontos possível, tentando coletar os 32 tesouros existentes, mas existia um limite de pontos e de tempo para tanto! Esse game era bom demais, e rendeu uma boa “continuação” para o Snes.

3. Enduro

Enduro

Lançado em 1983 pela Activision, este é um jogo de corrida que foi pioneiro em utilizar mudanças ambientais e climáticas. O jogo é uma corrida para ultrapassar entre 200 a 300 carros a cada momento do dia que vai passando. Entre eles: o amanhecer, entardecer, anoitecer, além de contar com uma parte do dia que se passa na neve, outra parte em uma densa neblina e outra no breu quase completo da noite. Diferenciado pela beleza com que mostrava estes diferentes ambientes e climas (dentro do que era possível fazer no Atari).
Obs: Que corrida maluca é essa de passar 300 carros? 0.o

2. River Raid

River Raid

Lançado em 1982 pela Activision, neste shmup seu objetivo é simplesmente detonar tudo o que aparece pela frente (menos os postos de combustível quando você está quase na banguela) tomando cuidado para não esbarrar em nada, nem nas laterais do rio! Naquela época era quase um Fly Simulator (Exagero geral).

1. H.E.R.O

H.E.R.O

Lançado em 1984 pela Activision (peraí… de novo!?!?), neste jogo de plataforma (cujo acrônimo ninguém sabe ao certo o que significa) nosso H.E.R.Ó.I. tem que descer por diversas galerias de cavernas para resgatar mineradores, “chuchando” laser nas criaturas que habitam as cavernas e abrindo caminho na base da dinamite. Sinceramente, um ótimo jogo!

Gostaram do TOP 10 do Atari?

Nós sabemos que existem outros zilhões de games bons que deveriam ser mencionados. Mais pode ser que esquecemos, ou que nosso gosto não seja igual o seu.
E ae… Qual game você já jogou? E qual indicaria para o Top10?

  Article "tagged" as:
  Categories:
Ler mais artigos

Sobre o Autor

Rubens Duarte
Rubens Duarte

Rubinho: Cristão, casado, assistente administrativo e cursando o oitavo semestre de Administração de Empresas. Escreve em blogs de games desde 2009, quando era proprietário do "falecido" Gamer Mix Brasil. Para ele não existe um estilo de jogo favorito, tudo é jogável, menos Minecraft. (zuera)

Ler mais artigos
  1. Junior Sousa
    dezembro 07, 20:10 #1 Junior Sousa

    Joguei muito! Enduro, H.E.R.O, River Raid, Pitfal. Que saudade dessa época.

  2. Destroyer
    dezembro 07, 20:36 #2 Destroyer

    Partilho da mesma saudade, rsrs

  3. Mr. Kabessa
    dezembro 07, 20:52 #3 Mr. Kabessa

    O H.E.R.O. não é apenas ótimo (e o melhor do Atari), é um dos melhores games já feitos até hoje.

  4. CriaGyn
    dezembro 07, 21:36 #4 CriaGyn

    Concordo com a lista.

  5. Destroyer
    dezembro 08, 15:12 #5 Destroyer

    Esses games do Atari marcaram muitas infâncias e realmente são muito fodas.

  6. Destroyer
    dezembro 08, 15:12 #6 Destroyer

    Valeu.

Adicionar um comentário

Your data will be safe! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros.
Todos os campos são obrigatórios.